O potássio é um dos metais mais simples que conhecemos. Estudo mostra que, sob as condições certas, até mesmo a estrutura mais elementar pode se mostrar extremamente complexa.

Muitos conhecem apenas os três estados básicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. No entanto, em condições extremas de pressão e temperatura, os materiais podem assumir formas diferentes.

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriram que o potássio pode existir em uma fase que é tanto líquida quanto sólida, informa o National Geographic.

Com o auxílio da inteligência artificial, os pesquisadores comprovaram que, quando expostos a pressão e temperatura muito altas, os átomos deste metal podem exibir propriedades líquidas e sólidas ao mesmo tempo.

Até então, não estava claro se esse tipo de estrutura era apenas uma transição entre os estados líquido e sólido ou se realmente tratava-se de uma nova fase da matéria.

A pesquisa mostrou que essa forma é capaz de se manter de maneira estável sob as condições certas, revelando que é, sim, um estado diferente de tudo que conhecíamos.

“É como segurar uma esponja cheia de água que começa a pingar, exceto que a esponja também é feita de água”, diz o físico Andreas Hermann, coautor do estudo, segundo a Superinteressante.

Fonte: Rede Canal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here